IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão - Os impactos da Psicologia na Sociedade Brasileira: A Política da Ciência e da Profissão

COMPARTILHE:

Nenhum comentário 08/11/2017 às 8h38 - Atualizado em 08/11/2017 às 8h38

2018 é ano de CBP!

Em 2018 será realizado o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão!!!

O V CBP tem como tema: Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: Avanços e Desafios.

Foram criados três eixos temáticos que contemplam os principais temas desse debate que ocorrerá durante os cinco dias de Congresso.

Os eixos propostos são:
EIXO I A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia
A formação em Psicologia no cenário contemporâneo. A construção de projetos que vislumbrem os avanços da prática profissional, os desafios nacionais e regionais e as políticas de acesso e permanência.

EIXO II Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros
Reconhecimento dos avanços no desenvolvimento de práticas inovadoras, orientadas por uma ciência laica, tendo como desafio desenvolver modos de atuação que considerem as agendas sociais presentes nos lugares em que a psicologia atua, de modo a promover a desconstrução de paradigmas dominantes, tradicionais e conservadores.

EIXO III A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas
Reconhecimento do avanço das políticas públicas na direção da promoção e garantia de direitos, mas também de entraves que permanecem. Um dos desafios é superar a perspectiva setorial, em direção a maior interconectividade nas políticas públicas de garantia de direitos.

Diversas atividades serão oferecidas durante o evento para que se promova a discussão do tema do Congresso de maneiras diferenciadas e enriquecedoras.

As modalidades de atividades que os participantes poderão inscrever para o V Congresso são:
MESA-REDONDA: Reúne 3 (três) pesquisadores e/ou profissionais que debatem uma mesma temática e/ou processo de trabalho, a partir de visões teóricas diferentes ou diferentes experiências. O Coordenador pode ser um dos autores ou uma quarta pessoa.
SIMPÓSIO: Reúne 3 (três) pesquisadores e/ou profissionais que debatem uma mesma temática e/ou processo de trabalho com a mesma visão teórica, ressaltando seus diferentes aspectos. O Coordenador pode ser um dos autores ou uma quarta pessoa.
COMO EU FAÇO…: Relato de experiência/prática realizada por profissional especializado sobre um processo de trabalho, enfocando, de modo mais informal, a metodologia, procedimento e técnicas utilizadas.
CONVERSANDO SOBRE…: Discussão sobre uma temática e/ou processo de trabalho realizado de modo mais informal por profissional especializado no assunto. Poderá versar sobre: tema teórico-conceitual, pesquisa, formação em Psicologia, publicações científicas e temas emergentes.
COMUNICAÇÃO ORAL: Apresentação de trabalho decorrente de pesquisa e/ou atividade acadêmico-científica concluída ou em andamento.
PÔSTER (pesquisa ou prática profissional): Apresentação realizada em forma de pôster conforme as orientações indicadas a seguir (tamanho, aspectos do conteúdo). Na data definida pela comissão científica cada pôster ficará exposto durante todo o dia e o autor deverá estar presente, obrigatoriamente, das 16h às 17h30, para conversar com interessados e responder as questões dos avaliadores. OBS: Todos os participantes poderão votar nos melhores pôsteres a cada dia. Serão premiados os 3 mais votados.

Esperamos que os congressistas possam levar do Congressão muito conhecimento teórico e prático, mas principalmente a certeza que a Psicologia é uma Ciência e Profissão de todos e para todos.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Promoção

V CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

14 a 18 de novembro de 2018

São Paulo - SP