A Dimensão Subjetiva da Realidade Escolar: Reflexões Teórico-Metodológicas com Potencial Formativo de Educadores

Entidade:
ABRAPEE

Coordenador(a):
Wanda Maria Junqueira de Aguiar

Financiador do coordenador:

Resumo:
Este Simpósio objetiva discutir algumas das reflexões teóricas da proposta de pesquisa em desenvolvimento por quatro equipes de pesquisadores de diferentes Universidades do Brasil que integram articuladamente um projeto de cooperação acadêmica (PROCAD/CAPES). O que define este grupo é a produção de conhecimentos mediante o desenvolvimento de pesquisas claramente comprometidas com as transformações sociais, especialmente aquelas relacionadas diretamente com a educação escolar, tendo como foco a dimensão subjetiva da realidade escolar e como fundamentos teórico-metodológicos o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. Neste simpósio, as reflexões serão apresentadas em três momentos e estão concentradas no método de pesquisa, em especial nas categorias historicidade, totalidade, contradição e mediação, e, ainda, nas categorias teóricas atividade, significado e sentido, subjetividade, dimensão subjetivada realidade e perejivânie. É sob a lógica dessas categorias que os pesquisadores do Procad têm produzido conhecimentos sobre a dimensão subjetiva da realidade escolar com potencial formativo, tendo em vista a transformação intencional e colaborativa dos educandos e educadores e, por conseguinte, da sociedade.

Eixo:
I – A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo:
Processos Educativos


Apresentações:

Pressupostos teórico e metodológicos fundantes da pesquisa em Educação que tenha como meta a transformação social
– Wanda Maria Junqueira de Aguiar – PROCAD/CAPES
Num primeiro momento, pretende-se apresentar uma síntese teórica e metodológica – entendida sempre como provisória – alcançada por nossos grupos de pesquisa. Deste modo, serão enfatizadas as contribuições de Vigotski, Lefebre, Mészáros e outros autores contemporâneos no que diz respeito ao método de pesquisa, com o propósito de resgatar e construir proposições teórico metodológicas orientadoras da analise dos processos educacionais. Para tanto, serão destacadas as seguintes categorias do materialismo histórico dialético: totalidade, historicidade, contradição e mediação, e algumas da psicologia sócio histórica: significações (significado e sentido), atividade, subjetividade e dimensão subjetiva da realidade. O entendimento é de que as categorias em destaque são recursos constitutivos de possibilidades de apreensão da realidade, ampliando o processo de objetivação de novas explicações sobre o objeto em estudo.

A constituição do humano em Vigotski: Reflexões teóricas sobre perejivânie como expressão da relação afeto-intelecto
– Eliana de Sousa Alencar Marques – PROCAD/CAPES
No segundo momento, as reflexões teóricas serão sobre o conceito perejivânie presente na obra vigotskiana, para evidenciar que o mesmo pode fundamentar pesquisas realizadas em cooperação acadêmica sobre a dimensão subjetiva do educador, em especial sobre a formação de professores e demais profissionais da educação como processo histórico mediado pela dialética objetividade-subjetividade. As apropriações acerca desse conceito têm explicitado essa dialética, conforme fica claro que as ações humanas são sempre mediadas pela relação afeto-intelecto, ou seja, o ser humano, no processo de desenvolvimento histórico, se relaciona afetivamente com os objetos, situações e acontecimentos sociais produzindo sentidos, processo esse que (re) orienta a tomada de decisões. As reflexões fundamentam-se nos textos pedológicos de Vigotski (1996, 2009) e nos textos de Espinosa, nos quais se discute a origem e a natureza dos afetos (2007, 2008). Ao final da exposição, serão levantadas questões que apontam o potencial heurístico do conceito perejivânie no desenvolvimento de pesquisas em educação que têm a intenção de colaborar no processo de formação de professores, o que significa analisar o desenvolvimento da consciência desses profissionais como processo mediado pela realidade social, histórica e cultural.

Reflexões sobre o processo apropriação e objetivação de categorias teóricas do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica em pesquisas com potencial formativo de educadores
– Maria Vilani Cosme de Carvalho – PROCAD/CAPES (Coautora: Ana Gabriela Nunes Fernandes – PROCAD/CAPES e FAPEPI)
Para ilustrar o processo apropriação e objetivação de algumas das categorias do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica as reflexões desta apresentação serão sobre uma pesquisa vinculada ao projeto do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) em desenvolvimento por quatro equipes de pesquisadores de diferentes Universidades do Brasil. Essa pesquisa foi desenvolvida em nível de doutorado e defendeu a tese de que “A prática pedagógica de professoras da Educação Infantil sendo mediada pelo processo de apropriação e objetivação de conceitos da disciplina Psicologia da Educação, com potencial crítico sobre a realidade histórico-social, tem possibilidade de se transformar em práxis”. Os argumentos teórico-metodológicos para discutir essa tese colocam em evidência o potencial heurístico de categorias como historicidade, mediação, possibilidade e realidade, significado e sentido, perejivânie, dentre outras, da entrevista formativa e dos Núcleos de Significação para explicar o processo de (trans)formação do ser humano na dialética apropriação e objetivação da cultura, em especial da escolar. A discussão desse processo evidenciou, dentre outros aspectos: a mediação de conceitos da disciplina em questão que têm potencial crítico é uma das múltiplas e mútuas determinações que orientam o desenvolvimento da prática pedagógica em direção da práxis; as contradições presentes na dialética objetivação de conceitos presentes na prática e no processo formativo; e, ainda, a necessidade de investimento em pesquisas que tenham explicitamente a intenção de colaborar no processo formativo dos educadores, investindo na criação de situações sociais de desenvolvimento profissional.