AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO TRABALHO: INTRODUÇÃO AOS SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICO/PRÁTICOS | Autora: Fabiana Queiroga – Coautora: Mônica de O. Almeida Bouza

Data: 17/11/2018 a 18/11/2018
Hora: 
08:00 às 10:00
Sala: 709

Autora: Fabiana Queiroga
Coautora: Mônica de O. Almeida Bouza

Conteúdo:
A necessidade de adaptação contínua às novas demandas de trabalho vêm requerendo que as organizações invistam cada vez mais em políticas de gestão de pessoas voltadas à maximização de desempenho do indivíduo em seu trabalho. O conceito de desempenho, usualmente, em estudos na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, remete ao empenho do indivíduo em ações relacionadas ao cumprimento de objetivos e metas de trabalho que devem ser analisadas em termos daquilo que é esperado pela organização (Peixoto & Caetano, 2013; Sonnentag & Frese, 2002). Desempenho pode referir-se ainda ao cumprimento ou execução de uma obrigação ou tarefa, ou à maneira como atua ou se comporta um indivíduo em termos de eficiência, rendimento e atuação em relação ao seu trabalho. Dessa forma, algumas variáveis, de natureza individual, relacionadas à tarefa e ao contexto de trabalho, vêm, tradicionalmente, sendo investigadas na tentativa de melhor explicar o desempenho no trabalho.

Neste contexto, o objetivo geral deste curso refere-se a capacitar os participantes a discutirem sobre os principais fundamentos teóricos e práticos que norteiam as ações voltadas a monitorar o desempenho nas organizações. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de definir desempenho, bem como relacionar o conceito de desempenho à realidade organizacional e a outros subsistemas de recursos humanos. Espera-se, ainda, que o aluno seja capaz de identificar variáveis relevantes à predição de desempenho no trabalho, além de analisar instrumentos e procedimentos adequados para a mensuração de tais variáveis. Serão realizadas aulas expositivas, leitura de textos e exercícios práticos, de modo que sejam gradativamente alcançados os objetivos específicos anteriormente apresentados, na sequência em que estão listados. As aulas expositivas serão ministradas com o auxílio de slides, além do incentivo ao debate entre os participantes.

O conteúdo do curso abarcará o conceito de desempenho e de avaliação de desempenho, bem como haverá a discussão de variáveis e modelos de intervenção (enfoque em avaliação sistêmica) encontrados na literatura. Serão apresentados os principais referenciais teóricos em desempenho no trabalho, com base na literatura nacional e estrangeira, além de haver a discussão sobre variáveis individuais (foco nas competências), da tarefa (o que precisa ser realizado) e de contexto (fatores situacionais) e seu impacto em desempenho no trabalho.

O material necessário para a realização do curso consistirá em data show, quadro, pincéis, apagadores e papel de rascunho a serem providenciados pelos organizadores do Congresso, além de dos textos de leitura sugeridos pelos professores. Fotocópias dos textos em papel, caso seja necessário, serão providenciadas ou disponibilizadas pelos organizadores do Congresso.

Bibliografia sugerida: Peixoto, A. L. A. & Caetano, A. (2013). Avaliação de Desempenho. Em: Borges, L. & Mourão, L. (2013). O trabalho e a organização: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed.; Peixoto, A. L. A (2014). Avaliação de Desempenho. Em: Bendassolli & Borges-Andrade (2014). Dicionário de PT&O. São Paulo: Casa do Psicólogo.; Brandão, H. P. (2017). Mapeamento de competências: ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas.

Eixo: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo: Processos de Avaliação (avaliação psicológica de indivíduos; avaliação para diagnósticos institucionais e sociais; avaliação de aprendizagem; avaliação por competências)

Área: Psicologia Organizacional

Entidade: CFP – Conselho Regional de Psicologia – 1ª Região