Contribuições da Avaliação Psicológica e Educacional para o rendimento escolar

Entidade:
IBAP

Coordenador(a):
Adriana Satico Ferraz

Financiador do coordenador:
FAPESP

Resumo:
As pesquisas a serem apresentadas na mesa intitulada “Contribuições da Avaliação Psicológica e Educacional para o rendimento escolar” têm o objetivo de divulgar alguns dos instrumentos direcionados a aferição de construtos que se relacionam com o rendimento escolar. O público-alvo destes estudos foram amostras de alunos de escolas públicas localizadas em três estados brasileiros, matriculados nos dois ciclos do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados foram o teste Gestáltico Visomotor de Bender (Sistema de Pontuação Gradual, BSP-G), para a avaliação da maturidade perceptomotora; a Escala de avaliação da motivação para a aprendizagem (EMAPRE-EF), que aquilata as metas de realização; a Escala de avaliação das atribuições de causalidade para o sucesso e fracasso escolar no ensino fundamental (EAVAT-EF), e o teste de Cloze, para estimar a compreensão de leitura. Consideraram-se como medidas de rendimento escolar as notas de língua portuguesa e matemática, a autopercepção do aluno em relação ao seu desempenho na escola e a compreensão de leitura. A partir dos resultados destas pesquisas, conjectura-se a aplicação destes instrumentos como um recurso que possibilita a compreensão do funcionamento dos construtos avaliados e, de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo de alunos, a sua potencial contribuição para a elaboração de intervenções de cunho preventivo e/ou remediativo, em vias de obter resultados favoráveis ao rendimento escolar.

Eixo:
II: Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros

Processo:
Processos de Avaliação


Apresentações:

Evidências de validade preditiva para a versão de rastreio no Bender – Sistema de Pontuação Gradual em relação ao desempenho escolar
– Fernanda Otoni – CAPES (Coautor: Fabián Javier Marín Rueda – CAPES)
O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) apresenta estudos que indicam a sua eficácia para predizer possíveis dificuldades no desempenho escolar, pois a maturidade perceptomotora, avaliada pelo instrumento, estaria relacionada a processos de aprendizagem da leitura e escrita. Assim, este estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças no desempenho da versão de rastreio do B-SPG em função da escolaridade, assim como a relação com as notas escolares de crianças do ensino fundamental I. Participaram do estudo 246 crianças (54,1% meninas), com idades entre seis e 10 anos (M = 8,33; DP = 1,35), matriculadas do primeiro ao quinto ano, de uma escola pública situada no interior de Minas Gerais. O resultado da ANOVA indicou que havia diferenças entre os anos escolares [F (356, 716) = 61,55; p < 0,05], a prova post hoc de Tukey indicou que os alunos do quinto e quarto ano, se diferenciaram das crianças matriculadas no segundo e terceiro ano e que os do primeiro ano se diferenciaram dos demais, observou-se que as crianças que estavam no início dos anos escolares, apresentaram um desempenho inferior que as demais. O coeficiente r de Pearson apontou para correlações significativas (p < 0,005) de magnitude fraca entre o desempenho no B-SPG e as disciplinas de português, matemática e história, indicando que conforme as crianças cometem mais erros de distorção na reprodução das figuras do B-SPG, pior é o desempenho nestas matérias. Os resultados permitem inferir que o B-SPG é sensível para capturar o caráter evolutivo da maturidade perceptomotora e capaz de sinalizar possíveis dificuldades de aprendizagem.

O impacto da motivação do aluno para o rendimento escolar
– Adriana Satico Ferraz – FAPESP (Coautora: Acácia Aparecida Angeli dos Santos – CAPES)
O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a motivação de 935 alunos dos dois ciclos do Ensino Fundamental em face do rendimento escolar. Para esta avaliação optou-se por duas abordagens motivacionais: as metas de realização, associadas aos objetivos pessoais do aluno em relação às atividades e rotina escolar, aferida pela Escala de avaliação da motivação para a aprendizagem (EMAPRE-EF); e as atribuições de causalidade, relativas ao julgamento do aluno quanto ao seu desempenho na escola, aquilatada pela Escala de avaliação das atribuições de causalidade para alunos do ensino fundamental (EAVAT-EF). Como medidas de rendimento escolar utilizaram-se as notas de língua portuguesa, matemática e a autopercepção dos alunos quanto ao seu desempenho na escola. Os resultados apontaram para a existência de associações estatisticamente significativas para os instrumentos de motivação e as medidas de rendimento escolar, em nível de correlação e de predição. Adicionalmente, verificou-se que o grupo de alunos que apresentaram notas mais altas nas medidas de rendimento escolar também pontuaram maiores médias na EAVAT-EF, com destaque para o fator causas para o fracasso. Este grupo apresentou, ainda, maior média para a meta aprender, na EMAPRE-EF. Por sua vez, o grupo composto por alunos com baixo desempenho, pontuaram maior média no fator da EMAPRE-EF, meta peformance evitação. Por considerar a importância da motivação para o rendimento escolar, sugere-se maior atenção para este aspecto tanto por parte dos profissionais envolvidos na educação básica como dos pais/responsáveis pelos alunos.

A motivação do aluno como preditora do desempenho escolar
– Thatiana Helena de Lima – FAPESB
O objetivo da presente pesquisa foi analisar se a motivação do aluno é capaz de predizer seu desempenho escolar. Participaram do estudo 38 crianças com idades entre oito e 12 anos (M = 9,6; DP = 0,98), sendo 21 meninos e 17 meninas, matriculados no 3º, 4º e 5º anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior do Estado da Bahia. Foram aplicados, coletivamente em sala de aula, a Escala de avaliação da motivação para a aprendizagem (EMAPRE-EF) e o teste de Cloze, que é uma medida indireta do desempenho escolar. Como resultados pode-se observar correlação positiva e significativa entre a meta aprender da EMAPRE-EF e a compreensão de leitura, bem como com a correlações negativas e significativas entre as metas performance aproximação e performance evitação e a compreensão de leitura. Para a predição foi realizada uma análise de regressão linear que mostrou a capacidade da motivação predizer 36% da compreensão de leitura. Isso mostra a importância de estudar e motivar os alunos para a aprendizagem, quando os alunos estudam para obtenção do conhecimento, estando motivados para isso, podem obter sucesso acadêmico nas diversas disciplinas escolares. Contudo, sugere-se que outros estudos sejam realizados em amostras com diferentes características a fim de se corroborar os resultados aqui encontrados.