Ensino de Orientação Profissional e de Carreira em Cursos de Psicologia no Estado de São Paulo

Entidade:
ABOP

Coordenador(a):
Hugo Ferrari Cardoso

Financiador do coordenador:

Resumo:
Embora a orientação profissional não seja uma disciplina específica da psicologia, foi nessa área que, no Brasil, recebeu maior atenção de pesquisadores e práticos e alcançou um maio nível de desenvolvimento prático, acadêmico e científico. Ainda assim, nota-se escassez na formação em Orientação Profissional e de Carreira nos cursos de psicologia no Brasil, tanto no nível de graduação quanto na pós-graduação, em que pesem recentes avanços tal como o surgimento e avanço do Grupo de Trabalho Carreiras: Orientação, Informação e Aconselhamento, na ANPEPP. Assim, o presente simpósio tem como objetivo apresentar e discutir três experiências importantes e com resultados consolidados de formação em orientação profissional e de carreira no Estado de São Paulo. As experiências são referentes a três cursos de universidades públicas estaduais, que além da formação teórica, proporcionam aos alunos experiências de pesquisa e extensão, prestando importantes serviços para a comunidade e colaborando expressivamente para a produção científica da área.

Eixo:
I – A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia

Processo:
Processos Educativos


Apresentações:

Formação em Orientação Profissional e de Carreira no curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FC)
– Hugo Ferrari Cardoso
Esta proposta visa apresentar o ensino, no âmbito de graduação e pós-graduação, de orientação profissional e de carreira no curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru/SP. O primeiro contato com disciplina de OPC ocorre no 4º ano de curso. Quanto aos estágios supervisionados são oferecidas duas turmas por ano, totalizando, em média, 16 estagiários. Há também projetos de extensão que disponibilizam atendimentos em OPC. Em nível de pós-graduação há o oferecimento de forma bianual da disciplina optativa Produção do conhecimento e procedimentos de investigação em Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria, pelo programa de pós-graduação stricto sensu. De forma mais específica, nas disciplinas da graduação em Psicologia são oferecidos conteúdos teóricos sobre diferentes enfoques teóricos em OPC, diferentes fatores que influenciam as escolhas profissionais, a variabilidade de atuação deste profissional, bem como a elaboração de projetos em OPC para demandas específicas. No estágio em OPC os discentes frequentemente constatam diferentes atuações na área, com públicos e demandas diversas. A disciplina disponibilizada na pós-graduação busca discutir de forma crítica os procedimentos metodológicos e temáticas mais estudas por pesquisadores da área, visando identificar lacunas de publicações e promover produção de conhecimento em OPC. Ressalta-se a importância de se manter, e até ampliar os conteúdos ensinados nos cursos de Psicologia sobre OPC, visto que é perceptível o quanto as mudanças aceleradas no mundo do trabalho, bem como suas novas configurações laborais, afetam significativamente a saúde física e mental dos indivíduos.

Formação em Orientação Profissional e de Carreira no curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FC)
– Lucy Leal Melo-Silva
Esta apresentação objetiva descrever e analisar o percurso formativo do aluno da graduação em Psicologia da FFCLRP/USP, visando reflexões sobre limites e possibilidades para a atuação profissional futura frente aos desafios impostos à sociedade brasileira. A apresentação se estrutura em três eixos: (a) disciplinas ministradas e plano pedagógico do curso, (b) o Serviço de Orientação Profissional, (c) projetos de extensão, e (d) projetos de pesquisa. A preparação ocorre por meio de cinco disciplinas: Orientação Profissional e de Carreira (obrigatória), Grupo de Orientação Profissional I e II, Intervenção Individual em Aconselhamento de carreira I e II (disciplinas-estágio optativas). A disciplina obrigatória introduz o aluno ao domínio da carreira por meio de teorias e do conhecimento de métodos e instrumentos para uso na avaliação e intervenção. Por sua vez, as disciplinas-estágios possibilitam a prática no atendimento de jovens que aspiram o acesso à universidade por meio do vestibular. Por meio de um serviço de extensão são realizados atendimentos (individual ou em grupo) no âmbito da Universidade. Também são desenvolvidas atividades de extensão, em escolas e feiras de profissões, focalizando esclarecimento sobre o acesso à universidade pública e gratuita. As investigações ocorrem no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de pesquisa: Orientação profissional, educação e desenvolvimento de carreira: diagnóstico e intervenção. O grupo de pesquisa tem trabalhado para a inserção na agenda brasileira das questões da educação para a carreira e das políticas públicas para a oferta de orientação profissional em escolas e como campo de atuação para psicólogos.

A trilha formativa em orientação profissional e de carreira no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
– Marcelo Afonso Ribeiro
Este trabalho visa apresentar e discutir a trilha formativa em orientação profissional e de carreira no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) buscando analisar potencialidades e lacunas de formação neste campo específico da psicologia. A trilha formativa inclui 5 disciplinas de graduação, sendo uma delas obrigatória, e cursos de formação pós-graduada lato e stricto sensu. Tem início no 3º semestre do curso de graduação em psicologia, incluindo a licenciatura, e se estende em um curso de aperfeiçoamento para psicólogos/as que desejam se aprimorar em suas práticas, e nos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, para aqueles/as que se interessam pela pesquisa e docência de nível superior. Todas as disciplinas de graduação incluem práticas e estágios supervisionados e têm apoio da equipe do SOPI (Serviço de Orientação Profissional). Percebemos a importância da oferta de formação nas mais variadas áreas da psicologia, principalmente naquelas com grande demanda de trabalho, como é o caso da orientação profissional e de carreira em espaços como escolas, ONGs, consultórios, meios de comunicação, empresas e instituições, e nos campos da educação, trabalho e assistência social. A orientação profissional e de carreira tem sido retirada gradativamente das grades de formação em psicologia, bem como pouco aparece como possibilidade na pós-graduação. Esperamos chamar atenção para a importância da formação em orientação profissional e de carreira na sua dupla função de preparar para prática profissional e de pesquisa na psicologia e, ao mesmo tempo, oferecer espaços para que o/a aluno/a reflita sobre sua própria