PRODUÇÃO DE VÍDEOS INDEPENDENTES – Até 2 minutos!

Pauta:

Nome da pessoa e identificação cidade onde mora e organização que pertence (quando tiver).

Responder a seguinte questão: Qual é a importância do CBP e qual seu interesse no evento?

Finalizar o vídeo assim: A pessoa que grava o vídeo, ler a frase: “Por gentileza, nos ajude na divulgação, grave seu vídeo sobre o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão que acontecerá entre 14 e 18 de novembro de 2018, e poste em suas redes sociais com a hashtag #CBP2018


DICAS DE GRAVAÇÃO COM SMARTPHONES

DICA 01 = Ajustes pré gravação 

Entre em configuração de câmera, qualidade de imagem FullHD 1920×1080 ou HD 1280×720 (caso seu celular não grave em HD ajuste para a melhor qualidade que tiver).
Verificar espaço de memória disponível, carga da bateria e por último ative o modo avião para que não entre uma chamada ou uma mensagem no meio de sua gravação.

DICA 02 = Gravação HORIZONTAL

Grave sempre na posição horizontal (fone deitado) e NUNCA NA VERTICAL, posição usada somente para whatsapp e instagram mas nunca para filmagem. A gravação na vertical exigirá edição com preenchimento da tela com tarjas pretas nas laterais e não fica bonito.

DICA 03 = Estabilização/Enquadramento

Se não tiver um adaptador tipo “pau de selfie” para fixar a câmera, escolha uma posição que seja possível deixar a câmera estável, use uma mesa ou móvel que fique na altura do entrevistado.
Ajuste o enquadramento aproximando a câmera (distância do braço ou um passo da pessoa), JAMAIS APROXIME NO ZOOM, que digitaliza e granula a imagem deteriorando a qualidade.

DICA 04 = Iluminação

Faça alguns testes no mesmo ambiente que será feita a gravação com a câmera aberta no modo selfie para verificar a luz do ambiente qual é a melhor posição. Nunca fique CONTRA LUZ, se houver uma entrada de luz de uma janela sempre use a seu favor.

DICA 05 = Áudio

A alternativa ideal é usar algum microfone de lapela para smartfone ou fones desses de celular mesmo, caso não tenha essa possibilidade grave em um ambiente o mais silencioso possível com janelas fechadas e posicione a câmera próxima do entrevistado. Gravações externas sem um microfone bom deixam vazar muitos sons indesejáveis.

DICA FINAL = CONTROLE DE QUALIDADE

Revise suas gravações, se achar que não está bom, grave novamente.
Agora, mãos a obra e bom trabalho!!!